5.9.15

Portugal no Horizonte


Portugal no Horizonte

Eu até queria evitar falar nisto mas não consigo, é um assunto que nos persegue para todo lado agora e confesso que também não tenho ainda uma opinião completamente formada, sobre como devemos reagir à necessidade dos refugiados.

Por sermos portugueses, sei que a nossa historia e localização geográfica faz de nós um povo altamente internacional habituadissimo a lidar com outros povos desde sempre.

Não deve haver país que não tenha pelo menos uma comunidadezinha portuguesa, mesmo que o Tony Carreira não tenha ainda lá ido. Até já dei pela presença de portugueses na Gronelândia e no Hawaii.

Agora a grande questão que se põe é: E se fosse connosco? ok!! se medirmos por nós próprios, claro que também queríamos ser ajudados, então, como um bravo povo cristão que somos, o primeiro instinto será obviamente ajudar.

Penso que o grande contracenso de que se fala não surge na ajuda, mas sim na reacção, como vai este povo reagir à nossa boa vontade?! mais uma vez, teremos de novo que medir por nós próprios, os portugueses lá fora são visto como povo muito respeitador, leal, muito trabalhador e competente.

Por um lado sei que não costuma dar bom resultado medir os outros por nós próprios, mas  por outro, também sei que não é a primeira vez que recebemos povos necessitados, hoje em dia temos pessoas do leste da Europa perfeitamente integrados na nossa casa e na nossa cultura.

Estou certo que tudo acabará em bem, mas gostaria de conhecer outras opiniões que me ajudem a formar a minha. Se alguém quiser partilhar a sua, teria muito gosto em aprender um pouco mais convosco.






Sem comentários:

Enviar um comentário