23.1.16

O Café Curto no Pão de Rala



O Café Curto no Pão de Rala

De passagem por Évora com um amigo, não pude deixar de visitar aquela que para mim, quando se fala de doçaria conventual em Portugal, é certamente uma das casas mais mediáticas.

Durante uma viagem de trabalho, passámos por Évora a uma hora terrível para quem ainda não tinha almoçado, confesso que naturalmente àquela hora já ninguém nos servia almoço.

Decidimos então pelo menos parar na Pastelaria Conventual Pão de Rala, ao entrar deparamos com uma decoração muito apelativa e acolhedora, com algumas historias contadas naquelas paredes e nos olhos da senhora que nos recebeu.

Para enganar a fome que nos castigava por tentar almoçar às quatro da tarde, pedimos um simples chá e torradas, tudo claramente dentro da normalidade, até que, decidimos por fim, pedir a famosa Sericaia com ameixa de Elvas.

Parece que de repente o tempo parou, ou melhor, recuou ao século XIV, eu acho que podia estar aqui todo o dia que não conseguia descrever tal sensação, só de estar a escrever sobre isto me babo todo, eu acho que durante aqueles 7 minutos, não proferimos uma palavra, é simplesmente um dos melhores doces que já comi na minha vida.

É que o serviço, que foi excelente por sinal, até podia ser uma porcaria que eu nem daria por isso depois de ter provado tal presente celestial.

Diz a historia que há dois conventos que reclamam a sua receita original ( Convento das Chagas e o Convento das Clarissas de Elvas) e não é para menos.

Por vezes ainda dou comigo a pensar seriamente em viajar dos meus Algarves de propósito só para repetir a experiência, estou certo que Évora tem muito orgulho não só neste doce, bem como naquela casa que tão bem nos recebeu e preencheu com doces memórias.


Facebook da Pastelaria
Trip Advisor sobre a Pastelaria
Localização Geográfica







Sem comentários:

Enviar um comentário