31.8.15

Convença um Convencido

Convença um Convencido

Como convencer alguém que já se acha o MAIOR? são essas as pessoas mais vulneráveis à vontade e opinião alheia.


Por falar em convencer os outros, não pensem que agora dei em vendedor ou então nessa nova profissão que anda praí na berra agora, o Life Coach que é assim uma espécie de psicólogo, mas sem formação.


Utilizo algumas técnicas semelhantes no mundo do trabalho, mas só no trabalho, fora disso sou um perfeito estúpido, não penso praí em 45% das merdas que digo. 


Na Grécia antiga, já se estudava sobre os diferentes comportamentos do cérebro nas relações interpessoais, que até aos dias de hoje ainda são estudadas desde as conquistas amorosas até à liderança de equipas. 



Como reconhecer o convencido?


Reparem que muitas vezes, as pessoas que nos parecem as mais bem dispostas, são justamente as que mais tristeza escondem, ou as que mais gostam de ajudar os outros são justamente as que mais ajuda precisam, bem como neste caso, as que nos parecem ser as mais seguras de si, também são justamente as que muitas vezes se sentem mais inseguras.

Geralmente, este estereotipo confunde muito facilmente a segurança com razão.


Reparem naquelas pessoas que por si só, já se acham o máximo, conhecem a expressão "Quanto maior a subida, maior a queda"? está certíssimo, alguém que já se julga o maior, nunca irá discordar de alguém que lhe dá um elogio, nem saberá lidar com isso e passa a um estado mais vulnerável.


E como funciona?


Uma das técnicas mais faladas, passa justamente por tentar de uma forma discreta fazê-lo subtilmente questionar a sua própria segurança.

Lembrem-se que toda a gente ADORA sentir-se especial.


Sem querer parecer exagerado, primeiro eleva-se e só depois a leva para onde se pretende, relativamente fácil, confesso que esse é o meu estereotipo favorito, o naturalmente convencido.


Adicionado a isto façamos uma experiência: Quando quiserem dizer por exemplo, que o vosso colega é muito competente, tentem colocar uma pausa no meio da frase, por exemplo " Sim senhor, estou impressionado, tu és mesmo muito..............competente!!". 


Durante a pausa, cérebro dele vai entrar no tal estado de insegurança, porque não sabe se o que se segue é um elogio ou não e em jeito de suspense, de forma inconsciente manda subir ligeiramente a pulsação e quando a frase termina, o elogio vai deixá-lo a planar!!


 Agora é só saber levá-lo, pode não resultar sempre, mas na maior parte dos casos sim.


 Já houve quem me dissesse " estas-me a passar a mão no pêlo?!" mas acabou por resultar na mesma. 






Sem comentários:

Enviar um comentário